sábado, 28 de fevereiro de 2009

Minha Paixão pelo Cinema


Em 1950, aos 8 anos de idade, fui levado por tia Ítala, pela primeira vez ao cinema, Cine Moderno em Fortaleza (CE). o filme era o western " O Segredo Da Caverna" com Mac Donald Carey e Alexis Smith.
O Cinema ganhou um novo fã.
Dois anos depois me mudei para São Paulo e fui morar no hoje chamado centro velho, que na época era a cinelândia. Rodeado de cinemas, me senti em Hollywood.
Fiquei atônito e maravilhado ao saber que poderia entrar no cinema as 14 horas e assistir o filme quantas vezes quisesse.
Os de Western e os de capa e espada eram a minha predileção. O primeiro filme que me recordo de ter visto por três vezes no mesmo dia ( as 14, 16 e 18 horas) foi " Ivanhoé, o Vingador do Rei" com Robert Taylor, Joan Fontaine e Elizabeth Taylor.
Hoje aos 66 anos, escrevo e dou algumas dicas sobre o que o Cinema deixou de interessante nos tempos áureos de suas produções.
Em 28 de dezembro de 1895, cento e treze anos de cinema, os irmãos Lumiere apresentavam aos parisienses sua mais nova invenção: O Cinema.
Quando o cinema completou 46 anos surgiu um filme que é considerado quase que por unanimidade dos críticos e cinéfilos de todo o mundo, como sendo o melhor filme de todos os tempos e o divisor de águas, ficando a história do cinema divividida em antes e depois de "Cidadão Kane".

Esse filme é nossa primeira Dica :
Cidadão Kane ( Citizen Kane- 1941, EUA)
Dir. Orson Welles.
Com Orson Welles, Joseph Cotten.

Charles Foster Kane dono do enorme império jornalístico nos Estados Unidos, murmura a palavra " Rosebud" e morre solitário em sua gigantesca mansão chamada Xanadú. A partir daí, um reporter começa entrevistar seus amigos tentando descobrir o significado da última palavra do magnata...

To be continued...
Jorge C. Franklin


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá... muuuito legal essa modernidade.. unindo o passado ao presente e seguindo ao futuro... Unir as raridades, com o moderno e poder dividir com outras pessoas é muiiito bom!!!
Adorei a iniciativa de tornar pública a idéia de juntar o que há de melhor na culinária e no cinema clássico!! perfeito!!!
PARABÉNS!